domingo, 27 de março de 2011

Aprender, Crescer e Morrer!

Aprendemos muita coisa o tempo todo.

Por mais que sejamos ignorantes,

Também somos donos de algum saber.

Quando criança, aprendi algumas coisas que quando me tornei adolescente vi que não era aquilo, então consegui chegar a um novo saber. Mas os anos se passaram e não era aquilo, era outra coisa. Assim vai acontecendo o tempo todo, minhas verdades de ontem eram equívocos e minhas descobertas de hoje amanhã simplesmente não fazem mais sentido.

Parei para refletir sobre isso e imaginei minha vida como uma casa e a cada parte levantada a parte anterior era destruída, e meu coração se angustiou com a pergunta, estou construindo uma casa ou acumulando entulho.

Não sei se alguma coisa pode ser considerada um saber definitivo, pois até se descobrir que a terra girava em torno do sol, era o sol que girava em torno de nós...

As idéias, os valores, o vocabulário, os sentimentos e os sonhos vão se transformando, quem odiava azeitona hoje come um pote de uma vez... é o extremo oposto que me assusta.

É essa coisa de aprendizagem, de construção, elaboração, é o caminho. A trajetória necessária para chegarmos onde estamos e que nos leva pra onde não sabemos.

É a eterna ignorância, a eterna busca, é o caminhar em direção ao inexistente que me choca diante da vida, que me faz olhar pra tudo e perguntar será que é mesmo tudo uma luta contra o que de fato é certo: a morte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário